Atendimento: (54) 99206.4570
Definindo objetivos e prioridades de marketing digital

Definindo objetivos e prioridades de marketing digital

O que diferencia uma marca bem posicionada na Internet da concorrente que só marca presença por lá é a definição sistemática de objetivos de marketing digital. E um bom objetivo de marketing precisa ser claro, além de fundamentado e documentado logo no início do planejamento, nos primeiros passos da elaboração da estratégia digital.

Um bom exercício para identificar suas prioridades e iniciar o planejamento de maneira assertiva consiste em listar os objetivos de marketing digital mais amplos e comuns na Internet, ordená-los por ordem de importância (a partir do contexto e momento do negócio) e, só então, mapear as primeiras ações.

Veja a seguir quais são os objetivos amplos mais comuns de uma estratégia online e como você pode utilizá-los para definir e priorizar suas ações de marketing digital:

Educar o mercado visando tornar a marca referência na internet

Quando você possui voz ativa dentro do mercado em que atua e entrega conteúdo rico e relevante para o seu público-alvo, você constrói uma reputação de autoridade que se converte em confiança por parte dos consumidores. As pessoas costumam criar resistência para ouvir marcas falando somente de si próprias, por isso é importante saber informar a sua audiência antes de querer apenas vender. Uma boa tática para consolidar este objetivo é possuir um blog e publicar conteúdos exclusivos com recorrência e consistência.

Reduzir o custo de aquisição de clientes

Na Internet, a redução do custo de aquisição de um cliente é um esforço constante e permanente, e acontece à medida que você estabelece uma rotina de análise e otimização de suas ações. Ao identificar quais são os canais digitais mais efetivos, definir índices e métricas que auxiliem no acompanhamento dos resultados, e executar ações visando potencializar as táticas que mais funcionam (sempre escoradas nos pontos fortes da estratégia) o tempo será seu aliado e seu custo de aquisição será cada vez menor.

Melhorar a produtividade dos times de marketing e vendas

O segredo para aumentar a produtividade e o desempenho dos times de marketing e vendas de qualquer organização pode ser resumido em um único conceito: definir e respeitar processos. Ao formalizar as formas mais efetivas de se executar uma determinada ação na forma de um checklist, por exemplo, assim como estabelecer o hábito de atualizar e otimizar este processo enquanto a equipe aprende novas metodologias e executa as tarefas de marketing, você iniciará um ciclo virtuoso que irá executar ações mais assertivas e que irão se traduzir em resultados progressivos para sua marca.

Otimizar as conversões do funil

Entender as etapas da jornada de compra e como as ações do seu público se refletem no avanço da audiência pelo funil de vendas irá ajudá-lo a identificar os elementos que mais influenciam o internauta a continuar (ou não) engajado com a sua empresa. Com isso, você poderá identificar e ajustar os elementos e estratégias que potencializam a conversão de visitantes em oportunidades e vendas.

Fidelizar clientes

Para manter o nível competitivo de qualquer negócio é essencial que a marca execute ações com a intenção de manter o cliente interessado e, de preferência, comprando. Para consolidar este objetivo no marketing digital é importante que a marca mantenha os diferentes canais digitais (pontos de contato) do internauta com a empresa atualizados, consistentes com a linguagem daquele ambiente, e adaptados ao estágio do cliente dentro do processo de compra.

Se você ainda não tem clareza do que está buscando, definir um objetivo de marketing digital amplo como ponto de partida fará com que você inicie a sua jornada estratégica na Internet com uma bússola na mão. E, sabendo para onde se está indo, fica mais fácil medir a distância e o tempo para se chegar ao destino desejado. Boa sorte na sua jornada!


Anderson Brisola
Sobre Anderson Brisola

Tirando as nerdices, o Anderson é apaixonado por gestão e tecnologia. Na Upside ele elabora estratégias digitais com a maestria de quem, há quase 15 anos, passa o dia navegando na internet enquanto deveria estar trabalhando. :-)

LinkedIn
Cadastre seu e-mail para receber dicas e novidades.