27.jun.12
O que é e como usar o Pinterest
Por Andy Brisola
Categorias: Redes Sociais

Uma das redes sociais mais quentes do momento é, sem sombra de dúvida, o Pinterest. Pinterest: nome originado da união das palavras pin (alfinete) e interest (interesse)Lançado em 2010, e, segundo informações divulgadas pela ComScore, o mural virtual se tornou uma das redes com crescimento mais veloz em todo mundo. Apenas na América Latina, em menos de seis meses, a audiência da rede saltou de 153 mil em janeiro para incríveis 1,3 milhão de visitantes em abril.

E o Brasil, é um dos países mais engajados no site. De acordo com o relatório, os brasileiros correspondem a quase 28% dos visitantes mensais no Pinterest e passam, em média, 9 minutos entre os milhares de “boards” e “pins” que movimentam a rede.

A audiência do Pinterest, porém, continua muito atrás de outras redes sociais de peso, como Facebook e Twitter e não consta entre os dez sites mais acessados na América Latina. Independente disso, seu crescimento na região, e por consequência no Brasil, não deixa de ser espantoso. É inevitável que o Pinterest se torne, em breve, uma das maiores redes sociais do continente.

Mas, você sabe como usá-lo?

Cadastro e integração

Como toda rede social nova o Pinterest exige convites para que os novos usuários se cadastrem. Porém, essa restrição é bastante fácil de ser contornada. Os usuários que já têm conta no site podem convidar quantos amigos quiserem. E isso é feito por meio de um botão vermelho bem chamativo.

Então, para entrar na festa, peça ajuda para algum amigo que já tem conta lá. Como saber isso? Basta dar uma olhada nos posts dos seus contatos do Facebook e do Twitter. O Pinterest é completamente integrado à essas duas redes. A parceria é tanta, que, quando você receber o seu convite, não será necessário fazer um novo cadastro. É possível fazer login no Pinterest usando contas do Facebook ou do Twitter.

Mas, se você ainda não tem amigos que utilizam a rede, é possível cadastrar-se aqui: http://pinterest.com/ e aguardar o convite.

Quem seguir e o que são Boards?

No primeiro acesso ao Pinterest, o site oferece uma lista de usuários para você seguir e também mostra quais dos seus contatos de outras redes seus estão também no site. Até aí, a coisa é bastante semelhante ao Twitter, com uma diferença: Os usuários do Pinterest podem dividir os seus posts em streams separados. Em bom português, isso significa que as imagens e vídeos publicadas podem ser separadas em canais.

Dessa forma, você pode seguir apenas um canal de cada usuário. Sua amiga Marieta, por exemplo, adora bicicletas e gatinhos. Para cada assunto, ela criará um Board. Ao seguí-la, você pode optar por ver apenas as fotos de bicicletas, uma vez que você não é muito chegado em gatinhos.

O conteúdo que você publica também seguirá essa lógica. No momento de postar cada foto, você deverá escolher em qual Board ela será incluída. Não há limites para a criação de Boards e dá para ser bem criativo na criação deles. Também é possível escolher nomes como “Bicicletas”, “Gatinhos” e “Humor”, que ajudarão você e seus seguidores a organizar melhor sua vida no Pinterest.

Como postar no Pinterest

Além de republicar imagens e vídeos que seus amigos colocaram no Pinterest, você pode (e até deve) colocar coisas novas na rede social de dois jeitos: pelo site ou por meio de um botão de atalho. Trocando em miúdos:

Pelo site você pode optar por Upload a Pin e enviar um arquivo da forma tradicional, mandando um documento armazenado no seu computador para o site, ou escolher o item Add a Pin, e colar a URL de um site e esperar que o Pinterest busque quais imagens ou vídeos podem ser publicados na sua conta.

Com o Pin It Buttom a coisa fica mais automatizada. Você adiciona um link do Pinterest aos seus Favoritos do navegador (ou um app do iPhone). Depois disso, basta clicar nele enquanto estiver visitando um site que você quer compartilhar. É o famoso Bookmarklet.

O dia-a-dia

O dia-a-dia no Pinterest lembra mais o Twitter do que o Facebook. Quando seus amigos começarem a povoar sua conta com o conteúdo deles, você pode republicar esse conteúdo (RePin), pode curtir (ícone de coração) ou comentar. Quando uma dessas três ações acontecerem na sua conta, você será notificado por e-mail e também em uma barra lateral na interface do Pinterest.

Você também pode desativar a publicação automática dos posts do Pinterest no Facebook e no Twitter. Isso impede que você deixe de espalhar conteúdo duplicado nas outras redes. Quando for o caso de publicar a mesma imagem no Pinterest e no Facebook, basta marcar essa opção na janela de publicação.

Outra dica legal é explorar os posts de usuários que não são seus contatos. Você faz isso clicando nas categorias de posts (dentro do menu Everything) ou nos mais populares. Perceba, porém, que a sua conta, assim como as demais, é totalmente aberta (até para quem não tem uma conta do Pinterest). Nesse sentido, o Pinterest é muito mais parecido com um blog do que com o Facebook.

Agora é só se cadastrar e aproveitar. Ah, e não se esqueçam de nos seguir! http://pinterest.com/agenciaupside/

Fontes: www.infoabril.com.br, exame.abril.com.br.

Sobre Andy Brisola

Sonhador nato, engenhoso com as palavras e líder em tempo integral. Devorador de livros e desafiador de si mesmo e daqueles que estão à sua volta. É crítico da sétima arte e questionador de padrões em seu tempo livre.

Comentários