Atendimento: (54) 99206.4570
5 Passos para garantir um planejamento de Website profissional

5 Passos para garantir um planejamento de Website profissional

Um correto planejamento de website pode garantir o sucesso de toda sua estratégia web. Para isso, é muito importante conhecer todos os envolvidos no projeto, seus papéis e responsabilidades, e garantir que todos estejam engajados com o resultado.

Num projeto web, é imprescindível planejar todas as etapas, desde a elaboração do briefing até a entrega, para garantir que não existam surpresas no meio do caminho que possam comprometer o prazo e/ou a qualidade final do projeto.

Preciso fazer um site, mas por onde começo?

Atualmente, muitas empresas estão sentindo a necessidade de aprimorar seu ambiente digital, para oferecer uma experiência mais rica aos seus clientes e interessados. Isso se deve ao fato de que já virou hábito consultar um produto ou serviço pesquisando na internet, antes mesmo de pedir uma indicação a alguém ou sair de casa para pesquisar, como era no passado.

Desenvolver um website “caseiro”, ou contratar aquele conhecido que “faz bem baratinho” já não são práticas recomendadas para quem ter sucesso neste meio, e que percebe no digital a oportunidade de se diferenciar dos concorrentes ou pelo menos de se equiparar a eles. Além disso, o foco no negócio faz com que cada vez menos empresas optem por assumir a bronca de contratar um serviço estilo “faça você mesmo”, optando pela contratação de uma empresa ou serviço especializado.

De qualquer forma, é importante que, ao buscar ou contratar um profissional ou agência para o desenvolvimento do seu website, você tenha em mente que sua participação é essencial para o sucesso do projeto. Abaixo listo os passos mais importantes para garantir isso:

1. Defina o(s) objetivo(s) do seu website

A primeiro etapa de qualquer projeto web é o briefing, quando o cliente expõe suas necessidades, apresenta referências e, quando possível, informa o budget disponível. É fundamental que o briefing seja bem completo e muito disso depende do desenvolvedor, que em geral está mais familiarizado com a tecnologia do que o cliente. Portanto, faça muitas perguntas, estimule a participação do cliente e alinhe as expectativas.

2. Formule um briefing completo

A primeiro etapa de qualquer projeto web é o briefing, quando o cliente expõe suas necessidades, apresenta referências e, quando possível, informa o budget disponível. É fundamental que o briefing seja bem completo e muito disso depende do desenvolvedor, que em geral está mais familiarizado com a tecnologia do que o cliente. Portanto, faça muitas perguntas, estimule a participação do cliente e alinhe as expectativas.

Depois de preparar o briefing do cliente e aprovar o cronograma de entrega e o valor do projeto, é importante fazer um benchmarking antes de colocar a mão na massa. Pesquise a concorrência, analise o mercado e o comportamento do público antes de planejar efetivamente cada uma das etapas de desenvolvimento.

3. Defina o Cronograma de entregas

Com o escopo do projeto web definido é hora de elaborar um cronograma de entregas. Para isso, é fundamental que o desenvolvedor seja realista quanto ao tempo de dedicação necessário para entregar a demanda e sua disponibilidade para trabalhar nela. Com esse panorama ficará mais fácil precificar o projeto web e estabelecer as datas de entregas. Uma boa prática é apresentar ao cliente o andamento de cada uma das etapas, o que ajuda a identificar eventuais falhas de comunicação e corrigi-las ainda durante o desenvolvimento.

4. Participe das etapas de desenvolvimento e dê feedback

Antes de qualquer código é importante ter um planejamento que irá nortear o seu projeto web. Isso inclui desde a arquitetura da informação, com foco na experiência do usuário, até um sitemap completo e o wireframe, com a distribuição dos conteúdos. Essa etapa também pode ser apresentada para validação do cliente, esclarecendo dúvidas e já reparando possíveis falhas.

Depois de tudo planejado, é hora de o projeto web finalmente sair do papel. O design irá nortear e orientar toda a programação do site, por isso comentamos anteriormente a importância de um bom briefing. Quando design e desenvolvimento andam juntos fica mais fácil atender aos prazos e cumprir as etapas previstas no escopo.

5. Participe dos testes e garanta uma experiência adequada

Com o projeto web pronto, o momento é de começar os testes para corrigir scripts de programação e validar a versão final com o cliente. É importante verificar performance, segurança, testar todos os serviços do site. Escolha um serviço de hospedagem de site que esteja preparado para receber o número de acessos previstos. Para isso, verifique a compatibilidade com o protocolo SSL e até se o painel de controle é intuitivo, permitindo que o próprio cliente acesse, se necessário.

A sua atividade não precisa acabar quando o projeto web é entregue. Ofereça ao cliente serviços de suporte técnico, atualização, acompanhamento regular e até análises de desempenho de acessos. Essa oferta de outras atividades pode transformar o que era só um job em um trabalho recorrente e aumentar a sua renda.

Se você ainda não dá muita atenção ao planejamento dos seus projetos web, compartilhe conosco quais são suas maiores dificuldades. Num próximo post podemos sugerir dicas sobre como superá-las.


Se tudo correr bem, ao final destas cinco fases o seu projeto estará pronto para ser publicado, e você poderá iniciar uma estratégia de marketing digital para trazer mais público para conhecer seus produtos e serviços, e eventualmente se tornar um cliente da sua marca.

Se você deseja saber mais sobre nossas soluções de marketing digital, acesse:


Sobre o Odo Reginatto

O Odo é o cara do marketing da Upside. Graduado em Design pela Ulbra, cursou MBA em Marketing e Vendas pela IMED, e possui certificação Google para venda de produtos digitais, Google Analytics e Google Ads. Regularmente se aventura em algumas palestras sobre marketing digital e empreendedorismo.

LinkedIn
Cadastre seu e-mail para receber dicas e novidades.