Atendimento: (54) 99206.4570
3 dicas imperdíveis para um Instagram de sucesso

3 dicas imperdíveis para um Instagram de sucesso

Engana-se quem ainda pensa que as redes sociais não podem ser canais de venda complementares a um e-commerce. Por meio delas, hoje já é possível não só expor os produtos, mas também redirecionar os usuários ao checkout da loja virtual.

No ano passado, de acordo com o NuvemCommerce 2019, as conversões através das mídias chegaram a 21%, e a rede social que se destacou foi o Instagram, alcançando 59% do share. Incrível, não?

Levando isso em consideração, separamos três dicas essenciais para vender mais pelo Instagram. Confira-as a seguir!

1. Publique conteúdos relevantes

Você já ouvir falar da “Lei de Pareto”? Se não, explicamos: em inbound marketing, esse princípio tem como foco a publicação de 80% de conteúdos de entretenimento e apenas 20% de publicidade.

Por exemplo: se você tem um e-commerce de móveis, além de postar seus produtos no Instagram, que tal compartilhar dicas de como compor os diferentes ambientes de uma casa (ou de um escritório, dependendo do seu nicho)?

Estes formatos de conteúdo ativarão, em seus seguidores, um dos principais estímulos psicológicos: o gatilho de autoridade. Tal gatilho relaciona-se ao sentimento de segurança e confiabilidade.

Significa, em outras palavras, que os seus contatos (e possíveis clientes) começarão a considerar a sua marca não só como uma provedora de produtos, mas também como uma fonte de informação e tendências – e este é um dos principais passos para conquistá-los.

Além disso, invista no formato de vídeo. De acordo com o Search Engine People, um material audiovisual pode ampliar o tráfego orgânico em 157% e utilizá-lo em landing pages (como na home da sua loja) aumenta as vendas em até 86%!

2. Ative o Instagram Shopping

Lançado em março de 2018, o Instagram Shopping se fez uma funcionalidade indispensável para quem deseja converter mais nessa rede social. Com foco na tendência mobile, ele chegou para facilitar o processo de venda.

Através de etiquetas (como aquelas que marcamos amigos em nossas fotos), o seguidor consegue visualizar o valor do produto e, caso clique na tag, é rapidamente redirecionado à página da mercadoria em destaque.

Dessa maneira, atrair a atenção do seu público-alvo se tornará algo muito mais simples. Uma estratégia eficiente é a de publicar fotos com pessoas interagindo com o que você deseja vender. Por exemplo: se sua marca é do nicho de moda, poste alguém usando uma de suas peças.

Compartilhe situações para que o seu seguidor consiga enxergar a si próprio naquele “papel”, como de alguém se divertindo e se sentindo bem com determinado produto. Nesse caso, o gatilho mental ativado será o de prova social, relacionado ao desejo de pertencer.

Para utilizar essa ferramenta, é necessário ter uma conta comercial no Instagram e associá-la ao catálogo do Facebook (por meio do Gerenciador de Negócios). Para mais detalhes, acompanhe o tutorial Instagram Shopping: como ativar a funcionalidade.

3. Invista no Instagram Ads

Por fim, é essencial aliar as estratégias orgânicas às pagas, como os anúncios pelo Instagram Ads. Esse recurso é uma das maneiras mais efetivas de conquistar visibilidade e reconhecimento para a sua marca.

As possibilidades de formatos são inúmeras: imagem, vídeo, apresentação multimídia, carrossel e coleção – tanto para o feed, quanto para o Instagram Stories; e os principais objetivos são alcance, visitas e conversões.

Ao escolher a legenda, seja claro e objetivo – nada de longos parágrafos, ok? As peças gráficas devem estar em alta resolução e fazer jus ao que você está vendendo, assim, seu possível cliente não se sentirá enganado quando for redirecionado à página do produto.

Além disso, ao criar seus anúncios, você terá disponível uma ferramenta de filtro, onde poderá delimitar seu público-alvo por idade, localização, gênero, interesses, educação, idioma, dispositivos, entre outros.

Para começar este tipo de divulgação, também é preciso ter um perfil comercial no Instagram atrelado ao Gerenciador de Negócios do Facebook. Para mais informações, confira o passo a passo Instagram Ads: guia completo para criar anúncios efetivos.

Esperamos que você tenha gostado destas três dicas imperdíveis. Colocando-as em prática, sua loja virtual com certeza alcançará mais visitas e, consequentemente, vendas com o auxílio do Instagram. Sucesso e boas vendas!  


Raquel Lisboa
Sobre Raquel Lisboa

Licenciada em Letras, com ênfase nas línguas portuguesa e inglesa. Já atuou nas áreas de educação e de atendimento ao cliente. Atualmente é editora de conteúdo da Nuvem Shop - plataforma de e-commerce que busca educar e empoderar aqueles que desejam investir no mercado online.

LinkedIn
Cadastre seu e-mail para receber dicas e novidades.