O papel do diagnóstico dentro da estratégia de marketing digital

O papel do diagnóstico dentro da estratégia de marketing digital

Antes de pisar na disputada batalha pela atenção da audiência online, é bom estar preparado e com o mapa certo do terreno em mãos.

Após definir um objetivo de marketing digital claro, é natural que o desejo de já começar a executar tarefas fale mais alto. Essa pressa pode atrapalhar a execução da sua estratégia online, pois ir para o campo de batalha sem um “mapa do terreno” vai diminuir as chances de sucesso.

Dentro da estratégia de marketing digital é o diagnóstico da sua presença online atual que irá funcionar como um mapa. Ele irá lhe fornecer uma imagem clara de como o seu negócio está posicionado no mercado e quem está disputando terreno com você.

O que é um diagnóstico de marketing digital?

O diagnóstico é a primeira etapa de um planejamento de marketing digital inteligente já que, na prática, representa uma avaliação sistemática da situação atual da marca na internet. É um processo que identifica e antecipa problemas, assim como aponta os canais e as oportunidades certas para o contexto daquele negócio. Além disso, também coleta dados importantes sobre o público-alvo a ser impactado pelas campanhas e conteúdos.

Ao listar os pontos fortes e fracos seus e de seus concorrentes, você terá um embasamento maior para planejar suas ações de curto, médio e longo prazo. Estas informações irão facilitar na identificação dos canais que merecem mais atenção e quais são as táticas mais apropriadas em cada fase da estratégia. Quando falamos em presença online é preciso considerar não apenas o site, mas também as redes sociais e palavras-chave mais indicadas ao negócio, quais são as oportunidades para produção de conteúdo rico, planejar campanhas de links patrocinados (anúncios no Google, Facebook e Instagram), etc.

É importante também entender que o diagnóstico não se aplica apenas ao início do projeto. Ele pode ser necessário em diferentes fases do plano de ação e sua revisão constante vai indicar qual o melhor caminho a seguir naquele momento. Olhar para trás vai ajudar a identificar o que funcionou e pode ser otimizado, e o que não deu certo ou não terá tanta relevância no futuro.

“O tempo gasto em informação raramente é desperdiçado. Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”

Sun Tzu, autor de ‘A arte da Guerra’

Em um único parágrafo, o milenar pensamento do mestre estrategista nos mostra o quão importante é conhecer a si próprio, o que nos cerca e o campo onde a batalha acontece.

Antes de pisar no campo de batalha, dê uma boa atenção ao mapa do terreno.


Anderson Brisola
Sobre Anderson Brisola

Tirando as nerdices, o Anderson é apaixonado por gestão e tecnologia. Na Upside ele elabora estratégias digitais com a maestria de quem, há quase 15 anos, passa o dia navegando na internet enquanto deveria estar trabalhando. :-)

LinkedIn
Cadastre seu e-mail para receber dicas e novidades.
Ao clicar em "cadastrar e-mail" você concorda que deseja receber nossa newsletter de conteúdos com dicas e novidades sobre nossos serviços. Seus dados serão armazenados internamente seguindo padrões internacionais de segurança e você poderá se descadastrar a qualquer momento. Para saber mais sobre o tratamento de dados consulte nossa Política de Privacidade.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir