Marketing Digital com Google Meu Negócio

Marketing Digital com Google Meu Negócio

Desenvolvido em parceria com a Dinamize.

O Google Meu Negócio é uma importante ferramenta de SEO e Marketing Digital para negócios locais.

Com ele é possível ser encontrado facilmente na pesquisa do Google e no Google Maps, além de contar com uma série de funcionalidades que agregam muito valor à presença digital da sua empresa.


Benefícios

Público interessado no seu negócio

Google Meu Negócio - Avaliações geram muito engajamento - Agência Upside Um ponto que evidencia a importância deste cadastro é o fato de apresentar sua empresa para um público que já tem um interesse prévio. Seu negócio só aparece para usuários que busquem pela sua empresa ou por um tipo de serviço semelhante ao que o seu negócio oferece.

Pensando nos casos em que a busca é realizada com o nome da empresa, uma conta no Google Meu Negócio pode fazer com que o usuário tenha uma noção de como sua empresa é vista. A partir disso, ele pode verificar os comentários deixados sobre ela, formas para entrar em contato, entre outras informações.


Resultado de buscas por localização

Google Meu Negócio permite encontrar sua empresa de dispositivos móveisQuando um usuário buscar por um termo específico, sem apontar um local ou nome de empresa, ele terá como resultados desta pesquisa empresas que estejam relacionadas a palavra indicada na pesquisa. Neste caso, o Google considera a sua localização atual para apresentar os resultados mais próximos.

Caso realize as buscas a partir de smartphones, a precisão dos resultados deve ser maior. Isso porque o Google pode utilizar a localização do GPS do aparelho.

Indicando na sua busca um local específico, o Google apresentará resultados de acordo com o lugar detalhado na busca. Caso o usuário busque por uma empresa que já está cadastrada no Google Meu Negócio, o resultado da busca apresentará maiores informações, como comentários sobre a empresa, itens semelhantes, horário de funcionamento, entre outros detalhes.


Espaço de interatividade com o público

Google Meu Negócio permite a interação com a sua audiênciaVocê pode se beneficiar de diversas formas no espaço que o público encontra para comentar sobre o seu negócio. Sempre que solicitadas (e também quando não são solicitadas) as pessoas gostam de manifestar suas experiências com determinados serviços.

A partir das opiniões dadas a sua empresa, você ganha informações valiosas para qualificar os serviços prestados por você e evitar futuras críticas. Além disso, esse espaço pode ser utilizado pelos usuários para que tirem suas dúvidas.


No webinar apresentado por Odo Reginatto dos Santos – Consultor de Negócios da Agência Upside Inteligência Digital, você aprende a criar ou atualizar seu perfil no Google Meu Negócio, para que ele seja um dos principais canais de digitais da sua marca. Confira o conteúdo apresentado na íntegra:

Faça o download da apresentação presente no webinar.

Principais dúvidas sobre o Google Meu Negócio

O Meu Negócio pode ajudar no engajamento e também a “fisgar” novos acessos para sites e conteúdos gerados?

Sem dúvida. São excelentes ferramentas de mídia orgânica. Trabalhar de forma correta as palavras-chave do seu negócio é uma excelente estratégia para aumentar a audiência orgânica do seu site.


Quanto tempo leva para validar este serviço? E como funciona a mudança de endereço?

Depende do formato: a validação por telefone ou SMS é imediata; via cartão postal, este processo pode levar de 3 a 4 semanas.

A mudança de endereço possui validação imediata, caso a ficha já esteja verificada.


Existe algum link que eu possa disponibilizar para as pessoas avaliarem minha empresa?

Tem sim. Você pode chegar a este link pesquisando pela sua empresa no Google Maps. Digite o nome da sua empresa e, ao exibir a ficha, clique no botão compartilhar. Desta forma, as pessoas podem avaliar seu negócio.


Como cadastrar outras fichas dentro da mesma conta, para ter uma melhor administração?

No painel de gerenciamento do Google Meu Negócio, clique na opção “Adicionar Novo Local”. No menu Gerenciar locais, você pode editar e agrupar os locais, de acordo com a sua necessidade.


Qual a relevância das postagens feitas no Google Meu Negócio?

Conteúdo em texto, com foto e um botão de ação, com certeza vai aumentar o engajamento das pessoas que chegarem até a sua ficha.


Por que algumas empresas não aparecem quando se busca apenas pelo nome delas, e sim quando é informado o nome da cidade na frente?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta de busca local. Neste contexto, é muito importante que o Google possa identificar de onde você faz sua busca. Se você não estiver com a localização ativada em seu browser, informe ao Google em qual a cidade você deseja pesquisar. Caso contrário, ele pode encontrar resultados em diferentes cidades ou até mesmo não exibir nenhuma ficha.


É possível deletar ou substituir uma foto que for enviada por outra pessoa?

Sim. Você deve denunciar a imagem no próprio painel do Google Meu Negócio. Em poucos dias, a imagem é desvinculada da sua conta.


Nos casos em que a avaliação for boa, mas ganhou apenas uma estrela, fica “claro” que não foi intencional. Há como recorrer ao Google?

O Google não interfere nas avaliações. É possível responder ao comentário, avisando o usuário que a avaliação dele não condiz com o número de estrelas, e sugerir uma edição.


Tenho uma indústria com dois segmentos distintos, como proceder?

Se a empresa levar o mesmo nome nos dois segmentos, sugiro que utilize apenas uma ficha. Caso sejam nomes diferentes, crie duas fichas distintas. Vale lembrar que, neste caso, o gerenciamento e as avaliações terão gestões separadas.


Posso ter o Google meu negócio sem um endereço físico?

Sim. Basta informar ao Google que você não quer divulgar seu endereço, e definir as áreas onde sua empresa atende.


Caso opte por ocultar o endereço, posso perder relevância nas buscas realizadas?

Não. O Google apenas vai deixar de exibir as informações de rota até sua empresa, notificando ao usuário os locais onde você atende.


Podemos desabilitar o recurso de comentários ou ocultá-los?

Não. Para estar no Google Meu Negócio, você deve estar preparado para receber avaliações sobre a sua empresa. O objetivo do Google é munir o usuário de informação sobre as empresas, para que possam escolher melhores serviços.


Uma agência pode gerenciar várias páginas do meu negócio?

Sim. É possível cadastrar vários locais a partir da mesma conta de e-mail. Neste caso você pode também abrir um acesso de administrador para cada local cadastrado, e compartilhar com a empresa. Também é possível agrupar locais pertencentes à mesma empresa (matriz e filiais, por exemplo).


Quando a empresa tem várias filiais, como fazer o cadastro no Google Meu Negócio?

Funciona da mesma forma. Porém, para facilitar o gerenciamento destes locais, é possível agrupar todos eles e dar o mesmo nível de permissão para o grupo.


Existe um gerenciador do Meu Negócio para agências?

A plataforma é a mesma, uma vez que é possível gerenciar mais de um local.


Nesse exemplo de adicionar locais: sou fotógrafo e faço trabalhos pelo Brasil. Eu posso ir adicionando fotos, de acordo com a cidade em que estou?

Sim. As fotos não precisam ser apenas de empresas e locais que você gerencia. Com uma conta Google, você tem a possibilidade de ser um Colaborador do Google Maps, e adicionais suas fotos em qualquer lugar que desejar. Isso aumenta sua reputação e faz com que seus comentários, fotos e avaliações tenham muito mais relevância para o Google.


Empresa onde trabalho foi cadastrada por um antigo funcionário tem como eu mudar o email dessa conta para o meu atual?

Sim. Caso você saiba a senha da conta, é possível atualizar pelo próprio painel. Caso você não tenha esta informação, basta ligar no Google e validar algumas informações.


Tem como alterar o email de resposta?

Sim. Também é possível adicionar mais de um administrador, e todos receberem quando uma nova avaliação ou pergunta for feita.


Esse site do Google seria uma boa opção?

O site sugerido no Google Meu Negócio é uma boa opção apenas para que quem ainda não possui um site próprio. Talvez no futuro ele seja uma boa opção, mas atualmente a estrutura é muito básica para representar a presença de uma empresa consolidada.


Esses resultados de pessoas que encontram a sua empresa são originados do Google Meu Negócio? Ou podem vir de outras origens, como anúncio pago?

Os resultados do painel do Meu Negócio são relativos apenas à exibição da ficha da empresa na pesquisa do Google e no Google Maps.


Como trabalhar para receber mais comentários no Google Meu Negócio?

Você deve solicitar a pessoas próximas e clientes fiéis da sua empresa. Comece pedindo para seus próprios colaboradores avaliarem e criar uma reputação positiva. Depois é só manter!


Por que poucas pessoas comentam em geral? Geralmente, um avião só vira notícia quando cai, certo?

Mesma coisa acontece quando você presta um serviço. Dificilmente alguém vai comentar um elogio, a não ser que você ofereça alguma recompensa, ou que ela faça parte dos colaboradores do Google e esteja trabalhando para melhorar a qualidade das informações disponibilizadas na pesquisa.


É possível excluir um comentário ofensivo?

Não é possível excluir comentários. Você pode denunciar ao Google, no caso dele conter um conteúdo ofensivo. Caso o usuário esteja apenas insatisfeito com o produto ou serviço que recebeu, o ideal é tratar essa objeção se desculpando pelo erro ou serviço prestado e sugerindo uma forma de reparar esta situação.


Quais os tamanhos e formatos de fotos para utilizar em perfil, logo e capa?

A logo deve ser sempre quadrada. As demais fotos seguem formatos retangulares. A própria ferramenta do Google exibe uma prévia de como será exibida no perfil.


Onde as pessoas podem localizar minha empresa?

Na pesquisa principal do Google e também no Google Maps.


Quando faço o cadastro eu ganho um bônus do Google para fazer publicidade no Ads?

Não. O Google pode encaminhar um bônus para publicidade no Ads, mas não é um regra para novos cadastros no Google Meu Negócio.


O que são as Etiquetas do Google Meu Negócio e qual a finalidade delas?

As etiquetas funcionam como tags, que servem para filtrar e organizar as diferentes fichas disponíveis no Painel.


Meu painel não exibe o item “Postagens”. Preciso configurar algo?

Talvez seu usuário não seja um administrador da conta, e sim um gerente. Caso contrário, a recomendação é contatar o suporte do Google.


Como monetizar algo que parte de um serviço gratuito? O que vender de benefício para os clientes?

Aqui na agência, temos duas abordagens: a primeira é educacional, onde apresentamos para o cliente a ferramenta, seus benefícios e ele pode fazer o cadastro por conta própria e sem custo. E a segunda, onde nos colocamos à disposição para fazer estes cadastros e garantir o gerenciamento de acessos e das informações. Geralmente, o cliente opta por contar com a agência para o gerenciamento deste canal, principalmente pelo grau de confiança que ele tem no trabalho.


Vocês mandam relatórios periódicos para o cliente ou deixam que eles entrem no ambiente para consulta?

O cliente sempre recebe um usuário para fazer o próprio acompanhamento dos números. Mensalmente ele recebe diretamente do Google o resumo do mês. Não há qualquer tipo de recorrência relacionada a isso, a não ser que o cliente nos solicite um acompanhamento mais detalhado.


É possível impulsionar o Google Meu Negócio pelo Google Ads?

Sim. Pelo próprio painel o Google Meu Negócio já sugere iniciar uma campanha. Ele utiliza os dados já cadastrados para a sugestão de palavras-chave e segmentação de público-alvo.


Qual a diferença do Google busca orgânica x Google Meu Negócio na prática?

A pesquisa orgânica vai exibir todos os resultados relativos ao termo de busca. Pode ser o site da empresa, a fanpage no Facebook, notícias onde sua empresa foi destaque etc. Já a ficha do Meu Negócio funciona como uma ferramenta de apoio à busca orgânica, pois mesmo que a empresa não tenha um site ou uma rede social ativa, será possível localizá-la através da busca.


Existe algum contato para tirar dúvidas sobre o Google Meu Negócio?

Sim. Você pode ligar para o número 0800 709 4664 e selecionar a opção 3.


Perguntas e respostas extraídas do webinar “Marketing Digital com Google Meu Negócio“, apresentado por Odo Reginatto dos Santos.

Agora que você já conhece melhor o Google Meu Negócio, sabe da importância de criar o seu cadastro. Desta forma, seu negócio ficará em maior evidência para usuários que já se interessam pelo serviço prestado pela sua empresa.


Odo Reginatto
Sobre Odo Reginatto

O Odo é o cara do marketing da Upside. Graduado em Design pela Ulbra, cursou MBA em Marketing e Vendas pela IMED, e possui certificação Google para venda de produtos digitais, Google Analytics e Google Ads. Regularmente se aventura em algumas palestras sobre marketing digital e empreendedorismo.

LinkedIn
Cadastre seu e-mail para receber dicas e novidades.
Ao clicar em "cadastrar e-mail" você concorda que deseja receber nossa newsletter de conteúdos com dicas e novidades sobre nossos serviços. Seus dados serão armazenados internamente seguindo padrões internacionais de segurança e você poderá se descadastrar a qualquer momento. Para saber mais sobre o tratamento de dados consulte nossa Política de Privacidade.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir