Quanto custa fazer [desenvolver] e manter um site?

Quanto custa fazer [desenvolver] e manter um site?

Durante toda minha carreira profissional, sem dúvida está foi a pergunta que eu mais respondi, e infelizmente a resposta nem sempre agrada.

E essa resposta é simplesmente a seguinte: depende!

Depende de tantos fatores, que é impossível responder de forma rápida, como se estivesse perguntando o preço do pão na padaria, ou o preço de um tênis na loja de calçados.

Inicialmente, depende do objetivo do projeto

Uma loja virtual, por exemplo, tem o objetivo de vender produtos, e geralmente não há um desafio estrutural a nível de projeto, uma vez que o conceito de e-commerce é basicamente o mesmo para qualquer segmento (salvo raras exceções).

Já um website corporativo, pode ter como objetivo captar mais contatos para uma lista de e-mails, divulgar os contatos da marca para outros canais de comunicação (e-mail, telefone, chat), apresentar produtos e serviços, apresentar novidades sobre a empresa e suas ações, ou todos os itens anteriores ao mesmo tempo.

O design é importante para o seu projeto? E a tecnologia?

Além disso, existe o desafio estético: visual e funcional, que também pode variar de acordo com a complexidade de cada projeto. A quantidade de páginas e funcionalidades que o site vai ter que apresentar, e a tecnologia utilizada para desenvolver o mesmo também são fatores a serem considerados na hora de orçar um projeto de website.

E o prazo, tá apertado?

Outro fator determinante para chegar ao valor do investimento em um projeto web é o prazo.

Não são raros os casos em que um cliente chega até nós com um prazo de 60 dias para o desenvolvimento de um projeto web de grande complexidade, algo que foge consideravelmente da realidade com a qual trabalhamos.

Para poder atender em um prazo menor do que prevemos em nosso processo, muitas vezes é necessário alocar recursos extras, contratar profissionais específicos para determinadas fases, e contar também com o envolvimento direto e feedback rápido do cliente, o que muitas vezes acaba gerando um desgaste grande. Obviamente isso impacta no investimento.

Por estes e outros fatores, é tão complexo responder a fatídica pergunta: Quanto custa um site?

Buscando simplificar esta análise, a Upside desenvolveu produtos específicos para alguns segmentos, que reduzem o investimento e o prazo de entrega dos projetos. Atualmente possuímos produtos para os seguintes segmentos:

  • Prefeituras;
  • Portais de Notícias (Jornais, Revistas, Rádios);
  • Escritórios (Contabilidade, Advocacia, Serviços Profissionais);
  • Site Dinâmico (Micro e Pequenas Empresas);
  • Portal Agro (Empresas do Agronegócio);
  • Concessionárias Stara (Produto desenvolvido em parceria com o cliente Stara, para atender sua rede de concessionárias);

Se você se interessou por algum dos nossos produtos, acesse a página Websites e saiba mais.


Odo Reginatto
Sobre Odo Reginatto

O Odo é o cara do marketing da Upside. Graduado em Design pela Ulbra, cursou MBA em Marketing e Vendas pela IMED, e possui certificação Google para venda de produtos digitais, Google Analytics e Google Ads. Regularmente se aventura em algumas palestras sobre marketing digital e empreendedorismo.

LinkedIn
Cadastre seu e-mail para receber dicas e novidades.
Ao clicar em "cadastrar e-mail" você concorda que deseja receber nossa newsletter de conteúdos com dicas e novidades sobre nossos serviços. Seus dados serão armazenados internamente seguindo padrões internacionais de segurança e você poderá se descadastrar a qualquer momento. Para saber mais sobre o tratamento de dados consulte nossa Política de Privacidade.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir