21.ago.12
Técnicas para uma apresentação de alto impacto
Por Odo Reginatto
Categorias: Cultura

Estou no meio acadêmico desde 2003, e nesses dez anos já fiz inúmeras apresentações de trabalhos, artigos e projetos. Também presenciei dezenas de outras e tive a honra de avaliar algumas delas.

Aprendi muito montando e fazendo apresentações, e depois de alguns convites, me senti à vontade para montar um material para falar a respeito deste assunto.

“Técnicas para uma apresentação de alto impacto” é um material bastante didático, com foco na organização das ideias principais (planejamento) e na prevenção dos pequenos erros que muitas vezes acabam comprometendo todo um trabalho na hora da apresentação. Também conta com algumas dicas para finalizar a apresentação mantendo o interesse do público. Ele foi desenvolvido inicialmente para uma turma de Design e Engenharia de Produção da Ulbra Carazinho, mas as dicas servem para qualquer tipo de apresentação, seja ela acadêmica ou profissional.

Dentre o conteúdo apresentado, destaco 5 dicas principais:

1. Fique atento aos 3 pilares fundamentais

Público, tempo e objetivo. Saiba para quem você irá falar e procure adaptar o conteúdo e a linguagem de acordo com este público. Procure adequar o conteúdo ao tempo de apresentação que lhe foi dado. Ter um objetivo bem definido também ajuda a garantir uma boa apresentação.

2. Crie um roteiro

Você deve ter consciência que sua apresentação é uma história, a para que ela faça sentido, deve estar em uma ordem que ajude as pessoas a entender o conteúdo (e você não se perder). Agrupe os conteúdos relacionados e procure dar uma cronologia à sua apresentação.

3. Use imagens e vídeos

Uma imagem vale mais que mil palavras, já diz o ditado. E um vídeo vale mais que mil imagens, seguindo na mesma linha. Procure imagens e vídeos que sintetizem sua ideia e lhe ajudem a fazer as conexões necessárias durante a apresentação. Isso é muito mais adequado do que encher a tela de texto, que deixa sua apresentação monótona e lhe obriga a ler todo conteúdo.

Usain Bolt

Uma imagem dessas dispensa qualquer comentário.

4. Fale com emoção

Manter sempre o mesmo tom de voz dispersa o público. Relacione os conteúdos e procure exaltar por meio de gestos ou mudança de entonação, o que cada conteúdo representa dentro da estrutura do trabalho.

5. Finalize com entusiasmo

Isso ajuda a garantir as palmas =) e pode ajudar a melhorar a empatia do público por sua apresentação. Para isso, use frases de impacto e vídeos relacionados ao objetivo da apresentação.

Você pode fazer o download do material no Slideshare ou conferir aqui embaixo!

Sobre Odo Reginatto
Odo Reginatto

Empreendedor digital. Diretor de marketing na @agenciaupside. Designer e especialista em Marketing e Vendas.

Comentários