Blog

 

Não somos uma produtora de sites, mas sim uma produtora de estratégias digitais. Cuidamos de toda a presença digital de nossos clientes.

Perfil Pessoal – O que as pessoas não curtem no Facebook

em Estratégia, Mundo, Redes Sociais por Suh Paula

Hoje em dia, estamos frequentemente online no Facebook. Alguns contam cada detalhe da sua vida, suas intimidades, opiniões… Outros reclamam de certas atitudes das outras pessoas, cancelam assinaturas, excluem “amigos”… Mas afinal, o que se deve ou não fazer no Facebook?

Procuramos na Internet por informações referentes a este assunto e não encontramos nada muito pertinente ao nosso dia a dia, portanto, resolvemos pesquisar a opinião dos nossos curtidores e dividir com vocês a nossa opinião. Para obter esses dados, fizemos uma enquete na nossa fan page, além de compartilhar nossas ideias pré-estabelecidas.

1) Não adicione pessoas que você não conhece;

Não foi a opção mais mencionada pelas pessoas, porém, vamos começar certo desde o início. O Facebook é um lugar para encontrar seus amigos, conversar, conhecer pessoas novas, conhecer pessoas com opiniões semelhantes à sua, compartilhar conteúdos, mas jamais um lugar para medir a popularidade das pessoas com números. Ao menos, não deveria ser. Não tem porque você sair adicionando pessoas que não conhece, só pra angariar números. Até porque, na maioria das vezes, você estará compartilhando informações pessoais e, não é correto expor e dar margem a pessoas desconhecidas para dar opiniões sobre a sua vida. Se você não conhece alguém, ou conhece ” de vista”, ou até gostaria de conhecer melhor, não custa mandar uma mensagem dizendo de onde se conhecem, ou o que têm em comum dando uma razão para a pessoa te aceitar.

2) Não escreva errado;

Pela falsa ideia de parecer cool as pessoas tem mania de escrever errado, acrescentar letras que não existem nas palavras, caracteres especiais, etc. Há um tempo isso pode ter sido comum, mas já deu o que tinha que dar. Não tem nada pior do que você conversar com uma pessoa ou ler algo no teu feed escrito errado, com abreviações “extra terrestres” (vç, qe), pontuação exagerada, letras maiúsculas, enfim, além de ser feio esteticamente, é mais difícil de entender e acaba prejudicando, pois algumas vezes, de tanto escrever errado, a pessoa nem sabe mais como é a maneira correta. Procure sempre manter a ordem de letra maiúscula apenas no início da frase, ou em nome próprio, pois, do contrário, dá a impressão de você estar GRITANDO. Não esqueça que reticências são apenas três e que um ponto de exclamação por si só, já é uma exclamação, então, muito cuidado na hora de usá-lo. Se tiver alguma dúvida na hora de escrever qualquer palavra, não hesite em pesquisar no Google, afinal, é mais bonito admitir que não sabe e aprender do que continuar fazendo errado.

3) Não poste fotos de animais machucados/mortos, acidentes, pessoas doentes;

Não tem nada pior do que você abrir o seu feed e encontrar uma imagem dessas. É como falar de coisas nojentas na hora de comer. O Facebook não vai doar R$0,01 para cada compartilhamento e você não faz mais do que poluir a sua timeline e a dos outros com imagens desagradáveis. Se você realmente quer ajudar, doe a uma instituição de caridade, junte as coisas que não usa mais, dê a algum morador de rua, organize uma campanha, adote um cachorro, enfim, há varias maneiras de ajudar e compartilhar imagens chocantes no Facebook não é uma delas. A não ser que você esteja procurando divulgar isso, mas, na maioria das vezes as pessoas compartilham fotos de pessoas/animais que nem conhecem e nem tem como ajudar.

4) Não fique compartilhando qualquer coisa a toda hora;

As pessoas costumam cancelar a assinatura ou excluir as pessoas que fazem isso. É chato, repetitivo e você cria uma avalanche nas timeline’s alheias. As pessoas não gostam disso. Procure postar conteúdos relevantes e que tenham a ver com você, além de ser importante sempre citar a fonte de conteúdos/citações. Pense antes de postar. Pense em quem pode ver o que você posta. Seu chefe, seus clientes, sua família… As pessoas podem criar opiniões desagradáveis a seu respeito. (Isso também vale para o “curtir”).

5) Não fique sempre reclamando da sua vida no Facebook;

Com o perdão da sinceridade, ninguém quer saber se seu cachorro morreu, se você está com dor de barriga, se seu dia foi péssimo. Além de não resolver nada você postar esse tipo de coisa no seu mural. Se você não está bem, se precisa de companhia, se está com algum problema, procure alguém online e converse via inbox, ligue pra algum amigo, procure um psicólogo, vá ler um livro, ver um filme, ou saia da frente do computador e vá resolver o seu problema. ;)

6) Não mande correntes;

Se você precisa que seus amigos curtam ou compartilhem algo, ameaçar que ele vai morrer em 7 dias se não fizer isso não é a melhor maneira. É muito melhor e mais eficaz ser sincero e pedir. Além do que, se você acredita em Jesus, se você ama sua mãe, se você é tímido, inocente e não bebe, se você torce por determinado time, ninguém precisa saber disso além de você. Se você realmente é ou faz algo, você não precisa provar pra ninguém, você simplesmente vai lá e faz e não precisa tentar convencer alguém a fazer o mesmo. Afinal, o que seria do azul se todos gostassem de vermelho?

7) Não vá conversar com as pessoas todas as vezes em que elas estiverem online;

Dê uma chance pra pessoa vir falar com você caso ela tenha vontade. Se ela não vier, mais um motivo pra você não ir conversar com ela, pois isso significa que ela não quer falar com você. Sad but true.

8 ) Não dê opinião sobre tudo;

Não vá opinar em conversas alheias. Os sabichões incomodam tanto na vida real quanto na virtual. Ninguém gosta de pessoas que sempre sabem tudo sobre qualquer assunto. Opine sobre algo que você entenda e que seja relevante para sua vida. Do contrário, apenas leia e divirta-se com isso.

9) Não seja insistente nas marcações dos seus amigos;

Se ele se desmarcou, provavelmente não foi por acidente. Se ele pede que você retire uma foto ou citação em que ele aparece, faça isso, cada um tem o direito de expor o que tem vontade sobre si mesmo, se a pessoa não quer expor determinada foto ou assunto, você não pode fazê-lo.

10) Não mande indiretas;

Para isso existe o bate papo no Facebook ou a boa e velha conversa pessoalmente. Postar sua indignação no Facebook sem citar nomes não resolve o problema, além do que seria  muita exposição citar o nome da pessoa no seu mural ou mesmo deixar uma mensagem no mural dela. Se você está irritado/bravo com alguém, o restante dos seus amigos do Facebook não precisa saber e, na maioria das vezes as pessoas ficam achando que “serviu o chapéu” e sempre dá confusão. O melhor a fazer é esclarecer a história entre as partes envolvidas, e ninguém mais precisa fazer parte disso. Okay? Tranquilo?

11) Não poste “recados” no seu ou no mural dos seus amigos;

É constrangedor e desnecessário expor certas coisas que só dizem respeito a quem vai participar delas. Ex: As 19h estarei passando na sua casa para comer pizza. Simplesmente não tem porquê compartilhar isso com todos. Para isso existe as mensagens in box, sms, celular, etc. ;)

12) Não seja um noticiário ambulante;

Se você vai tomar banho, tomar sorvete, dormir, etc, ninguém precisa e nem quer saber nada disso. Não poste frases como “Bom dia”, “Boa noite!” toda hora, sobre sexta-feira, sobre a temperatura e sobre resultados de jogos de futebol. Quanto ao bom dia/noite dê a quem você vai conversar inbox, ou pessoalmente. Quanto as outras postagens, toda semana tem segunda e tem sexta, no verão é quente, no inverno é frio, algumas vezes chove, algumas vezes é quente no inverno e frio no verão, enfim, seu comentário não vai fazer esquentar/esfriar, sempre foi assim e sempre será (até que se prove o contrário). Quanto às postagens sobre futebol, só servem pra gerar intriga e dizer algo que todos que estão realmente interessados, estão sabendo. Se quiser compartilhar algo sobre esse assunto, que seja uma notícia ou sua opinião sobre determinado fato, mas fazer uma postagem cada vez que sai um gol por ex, é extremamente chato.

13) Não curta as próprias postagens;

Por último, mas não menos importante, não curta o que você mesmo postou. Você postar já significa que você gosta e se identifica, não precisa curtir também. Você deve curtir o que as outras pessoas postam. Já ouviu falar em Forever Alone? Pois é, então… É o que as pessoas dizem por aí de quem curte o próprio status… ;)

Enfim, vamos tornar a nossa timeline um lugar melhor, vamos ser educados online tanto quanto temos de ser na vida real.

“Na dúvida, melhor poupar a web de mais ruído.” (Guilherme Nascimento Valadares)

Comentários

Os comentários estão fechados.